Correio Popular Notícia



ALE realiza sessão solene pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Data da notícia: 04/04/2013
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130404-221.jpg[/IMG] (Da Redação) Por iniciativa do deputado estadual Euclides Maciel (PSDB), a Assembleia Legislativa realizou na tarde desta terça-feira (02), uma sessão especial em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O evento marcou a discussão de políticas públicas e dos desafios para as famílias dos autistas. ?É preciso somar forças para que o autista possa ser atendido com dignidade. A nossa iniciativa visa mobilizar os deputados estaduais, mas também a sociedade, sobre a importância de se conhecer o autismo e de respeitar as diversidades?, explicou Maciel.
Pais, professores, voluntários e amigos dos autistas participaram da sessão. As galerias receberam decoração especial, em azul, a cor do autismo, para marcar a data tão especial. Além de Euclides Maciel, os deputados Ribamar Araújo (PT) e José Lebrão (PTN) também participaram da sessão.
O presidente da Associação dos Pais e Amigos de Rondônia (AMA), Manoel Dias, e membros da entidade, compuseram a mesa e falaram sobre os desafios da instituição. A diretora de projetos Maria da Glória Fernandes, ao usar da tribuna da Assembleia Legislativa, fez apelo aos deputados para que ajudem a entidade conseguir um local melhor adequado para atender mais de 250 pessoas autistas. ?A maioria dos autistas que cuidamos tem sintoma agressivo. Por conta disso, muita gente, por desconhecimento, classifica o autismo como doido. Lamento que grande parte da sociedade não conhece o autismo. Temos projetos, que já foram encaminhados às autoridades, mas que estão engavetados?, disse.
A diretora da AMA fez questão de frisar que o autista fala bastante em morte e em matar. ?Há pessoas que não sabem que seu filho é autista. Por isso, peço aos deputados que apoiem mais a AMA para que ela ganhe um dos prédios que estão sendo desocupados pelo Governo do Estado. É difícil chegar ao governador, pois tem que passar primeiro pela Casa Civil. O prédio a ser doado será para a família do autista, não apenas para o autista. Precisamos de pessoas para ajudar essas pessoas. Tem autoridade que tem filho autista, mas que não está na AMA. O atendimento está sendo feito em Brasília, pois essa autoridade tem dinheiro. Já chorei muito em busca de apoio aos autistas. Agora só vou chorar quando for entregue uma chave de um prédio para atender as pessoas acometidas pelo autismo. Por favor, só vocês deputados podem nos ajudar. Aceitamos um local que tenha várias salas para acomodar os autistas e seus familiares?, reivindicou em forma de apelo a diretora Maria da Glória.
O deputado Lebrão falou da importância dos deputados em destinar emendas para que possam contribuir com as pessoas com esta síndrome e da necessidade de que tenham um prédio apropriado. Colocou-se à disposição para ajudar a proporcionar melhor qualidade de vida a essas crianças e essas famílias. Com informações da ALE.

Fonte:






Noticia vista 1426 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.